Linkando com a Disciplina

Nesse tópico, vamos apresentar algumas pesquisas relacionando os games e os conceitos apresentados em classe.

Os conceitos abordados e as respectivas pesquisas são apresentadas a seguir:
Análise de Redes Sociais - ""O" "S" em Jogos de Redes Sociais: Iniciando, mantendo e melhorando relações"
Cognição Social e Inteligência Coletiva - "Porque eu amo abelhas: Um Estudo de Caso de Jogo de Inteligência Coletiva"
Análise de Sentimento - " Análise de Sentimentos"


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"O "S" em Jogos de Redes Sociais: Iniciando, mantendo e melhorando relações"

Boa noite, caros usuários :]

Viemos aqui, agora, mostrar algumas pesquisas utilizadas para fortalecer os argumentos de nossa principal fonte bibliográfica (Jane McGonigal) utilizados em suas palestras do TED Talks, pois nosso objetivo com este blog é mostrarmos de forma científica como acontecem as interações entre as informações e a nossa sociedade moderna, já que vivemos na Era da Informação. Como os jogos influenciam na vida das pessoas? Um jogo, por exemplo, como o DotA (citado numa postagem anterior), que oferece milhões para o primeiro colocado em um campeonato, como ele mexe com o sentimento dos jogadores, ou melhor, como essa informação mexe com as pessoas? Este é nosso objetivo como um blog científico na World Wide Web.

A seguir colocamos uma pesquisa da Universidade de Michigan nos Estados Unidos sobre jogos de redes sociais:

Título: "O "S" em Jogos de Redes Sociais: Iniciando, mantendo e melhorando relações"
Resumo: Como jogos contribuem para início de relações, desenvolvido com dados qualitativos coletados de usuários adultos do Facebook. Os dados mostram que motivações interpessoais são um chute inicial para os jogos em redes sociais, e enquanto os jogos não facilitam uma interação social direta, os participantes percebem interações indiretas e dividindo conteúdo baseado nos jogo, sendo útil para manter e até melhorar relações.

Infelizmente, as pesquisas são em Inglês e requerem certo domínio do idioma para serem compreendidos, mas sim, jogos são objetos de estudos científicos, e jogar é coisa séria :]



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Porque eu amo abelhas: Um Estudo de Caso de Jogo de Inteligência Coletiva

Boa noite, caros usuários!

    Trazemos aqui, mais um artigo de Jane McGonigal, que fala sobre o jogo I love Bees, e sua relação, games de realidade alternativa e Inteligência Coletiva (conceito que descreve um tipo de inteligência compartilhada que surge da colaboração de muitos indivíduos em sua diversidade).
    Para refrescar a memória, "Bees", foi o ponto central de uma das campanhas de Marketing que revolucionou o mundo dos games. A inserção "ilovebees.com" num trailer de Halo 2 (segunda série cinematográfica do filme do jogo Halo), foi o pontapé do marketing viral do jogo, que revelava aos poucos através de telefonemas em orelhões públicos dos Estados Unidos e Inglaterra trechos de uma história paralela ao game. O site, aparentemente de uma criadora de abelhas, dava as pistas sobre os telefonemas, ao mesmo tempo em que apresentava uma interface hackeada.
    Segue-se abaixo, o link do artigo da Pesquisadora.


Título: Porque eu amo abelhas: Um Estudo de Caso de Jogo de Inteligência Coletiva
Resumo: Como um jogo de computador nos ensina sobre inteligência coletiva.

   Vale mais uma vez ressaltar que o artigo está disponível apenas na versão em Inglês.

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