terça-feira, 8 de abril de 2014

Bem-vindo! ;]

Este blog tem como objetivo compartilhar as novidades do mundo dos jogos digitais pela comunidade virtual. Sabemos que existem inúmeros meios de comunicação tratando sobre games, como blogs, vlogs, sites, revistas, etc.

A diferença que vocês encontrarão em nosso blog é a discussão: JOGOS VIRTUAIS PODEM MELHORAR NOSSAS VIDAS NA REALIDADE?

Atualmente, pessoas do mundo inteiro gastam inúmeras horas todos os dias jogando alguma coisa. Você se inclui entre elas? É com facilidade que podemos encontrar usuários com milhares de horas jogadas em curtos períodos (meses até). Mas para onde vão todas essas horas? Se estivéssemos estudando, adquiriríamos conhecimento? Se estivéssemos trabalhando, poderíamos ganhar dinheiro? Mas e jogando? O que ganhamos com isso?

Essas são as questões que trabalharemos aqui! O que as pessoas ganham jogando? Em que elas se tornam experientes? Qual é a aplicação para a vida real do que se aprende jogando? Você já se perguntou isso alguma vez quando estava jogando, por exemplo, Call of Duty? Será só o entretenimento?

Vale lembrar que somos abertos a ouvir opiniões contrárias. Por exemplo, existem estudos que  discutem até que ponto os jogos podem afetar negativamente o comportamento diário dos jovens, conforme a reportagem  de Benedict Carey do jornal americano New York Times. Ela traz a  dúvida: Será que os jogos violentos influenciam diretamente ocasionando crimes hediondos, como o massacre ocorrido na escola de Ensino Médio Columbine?
Outro estudo, de um grupo de pesquisadores persistentes da Universidade Brock, no Canadá, afirma que há um laço entre o aumento da agressão físcia e adolescentes que jogam games agressivos. O estudo desse laço é mostrado no jornal britânico The Telegraph, realizado com 1500 meninos e meninas de uma escola em Ontário. A devida análise mostrou que os adolescentes que jogavam games violentos ao longo de vários anos, tiveram aumento mais acentuado em suas "pontuações de agressão" durante o estudo. 

O senso comum é: São os jogos que influenciam o comportamento de seus usuários? Seria uma questão de seleção e educação com relação ao tempo destinado aos jogos? E esse tempo jogando, seria puro desperdício? Mas seria mesmo?

Com isso, traremos aqui notícias, informações e exemplos de incentivo aos games, mostrando quais são seus benefícios e  possibilidades de um comportamento saudável.

Já de início, e conforme o usuário verificará, este blog foi fortemente incentivado pela palestra dada por Jane McGonigal pelo TED Talks (para quem quiser saber o que são as palestras do TED, clique aqui). O título de sua palestra foi "Gaming can make a better world" (ou "Jogos podem fazer um mundo melhor"), na qual Jane expõe diversas de suas pesquisas sobre jogos virtuais e como eles podem mudar o mundo.

Então, para reforçar as boas vindas, colocamos nosso vídeo motivacional do blog (clique aqui para assistir com legendas),  


e te perguntamos: Em que você fica bom, enquanto joga? ;]

Nenhum comentário:

Postar um comentário